Após 10 anos de obrigatoriedade, o governo federal está discutindo e se articulando para mais uma vez fazer alteração no padrão de tomadas brasileiro, a ideia seria flexibilizar a norma em vigência e permitir que outros padrões sejam comercializados e instalados.
A mudança.
Em 2011 o Brasil deixou de utilizar o padrão de tomadas de dois pinos e adotou oficialmente o padrão de tomadas de três pinos, que posteriormente passou a ser conhecido como padrão de tomadas brasileiro, por ser exclusividade do Brasil. Na época a mudança não foi muito bem aceita, pois, nós teríamos que trocar nossas tomadas ou utilizar os adaptadores, que são amplamente utilizados até hoje.
Na ocasião, o principal motivo da adoção da tomada de três pinos, se deu por conta dos altos e alarmantes índices de acidentes que envolviam eletricidade. Dados do Data SUS apontam que no período de 10 anos, entre 2000 e 2010, foram contabilizados 13.776 internações com 379 óbitos, seguidos por 15.418 atendimentos por exposição a corrente elétrica.
O modelo de três pinos se mostrava mais seguro, pois, incorporava o ''pino terra'', que quando utilizado minimizava a incidência de choques elétricos e aumentava a proteção dos aparelhos eletrônicos.
Vale ressaltar que não existe um padrão mundial de tomadas. Cada país tem total autonomia para adotar o modelo que deve ser utilizado em seu território, o que nos leva a soma de mais de 100 modelos de tomadas espalhados pelo mundo. Bastante não acha?
Teremos uma nova mudança?
No que depender do Presidente Jair Bolsonaro, sim. O governo demonstrou total interesse em fazer uma nova mudança, para voltarmos a utilizar o modelo de dois pinos, deixado para trás em 2011. Dessa vez o motivo da mudança seriam fatores econômicos brasileiros, que se mostraram a baixo do esperado, que no cenário atual, uma possível mudança seria oportuna.
E como todo tema de interesse coletivo gera impasse, com esse não seria diferente. De um lado o governo, que defende que o padrão de três pinos além de dificultar as importações de equipamentos eletrônicos, a adaptação em alguns casos se torna custosa e que no período de vigência da padronização apenas 20% das antigas tomadas de dois pinos foram substituídas.
Do outro, a quem defenda que uma possível alteração seria um ''retrocesso caótico'', como diz o diretor técnico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) Guilherme Tolstoy, que vai além em afirmar que ''a mudança teria um impacto contraprodutivo''.
Para endossar a mudança, o governo espera conseguir o apoio do INMETRO. Que recentemente teve sua presidente, Ângela Flores Furtado exonerada do cargo e substituída pelo Coronel do Exército Marcos Heleno Guerson de Oliveira. Furtado já havia assinado uma nota técnica ratificando a segurança do padrão brasileiro de três pinos e defendia que seria ''tecnicamente viável o Brasil disponibilizar outro padrão de tomada''.
Vale lembrar, para que a mudança seja aprovada, é necessário passar pelo CONMETRO, o Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial.
Uma promissora solução está por vir.
No nosso ponto de vista, a solução para esse impasse já existe, tem nome e endereço. Se chama Pierrot e nasceu lá em Itapema - SC. Idealizada e desenvolvida pelo bacharel em direito Roberto Santos, que após perder uma oportunidade de negócio por não conseguir conectar seu computador no novo padrão adotado, teve a ideia de desenvolver um novo modelo que pudesse se adaptar facilmente com a maioria dos modelos de tomadas utilizados, que como vimos anteriormente, são vários.
Roberto concluiu a patente em 2011, más precisou se afastar do projeto por motivos pessoais, só o retomando em 2017 e o finalizando em 2018. Ele afirma que seu invento é 100% compatível com os modelos de tomadas nacionais e 93% com os modelos internacionais.
Roberto afirma também que o INMETRO acredita que seu invento é ''um produto de necessidade, tendo em vista que o modelo atual não agradou à maioria'', apesar de padronizado e de uso obrigatório. E você, o que acha? Conta ai para gente.
E para você que aprovou a ideia do Roberto e pretende adquirir ou já adquiriu a Pierrot, e quer que sua instalação fique segura e dentro dos padrões, a dica é, entre em contato com a gente.
E para quem quiser ver a tomada Pierrot em ação, fica a dica, a galera do canal Eletricity fez um vídeo top, testando na prática várias funcionalidades da Pierrot.
www.youtube.com/watch?v=nT7Y_4NaY6Y.
Gostou? Então compartilha!